Regras e regulamentos do Cornhole

O jogo Cornhole é fácil de configurar e as regras são muito simples de seguir.
Existem algumas variações nas regras do Cornhole dependendo de para quem você pergunta.
Cobriremos o básico e apresentaremos uma visão geral.

Pranchas

A prancha de cornhole tem dimensões padrão estabelecidas pelo American Cornhole League (ACL), que é a organização responsável por regulamentar as regras e padrões do jogo nos Estados Unidos.

As dimensões padrão da prancha de cornhole são:
* Comprimento: 1,22 metros (8 pés)
* Largura: 0,61 metros (2 pés)
* Altura: 0,15 metros (6 polegadas)

Bags

As bags ou sacos utilizados no jogo são geralmente feitos de lona ou tecido resistente e devem ser preenchidos com milho ou feijão.

As dimensões padrão das bags são:
* Comprimento: 0,17 metros (7 polegadas)
* Largura: 0,17 metros (7 polegadas)
* Peso: 0,45 kg (1 libra)

Distância de arremesso

A distância entre as pranchas de cornhole e o jogador, também conhecida como distância de arremesso, é regulamentada pela American Cornhole League (ACL) e é de aproximadamente 8,20 metros (27 pés) medidos a partir da frente da prancha de cornhole até o jogador.
Esta distância é medida a partir do centro da prancha de cornhole e é a mesma para ambos os jogadores.

Distância do Cornhole para Crianças
- A distância recomendada do cornhole para crianças e juniores é de 3,65 metros (12 pés).
A linha imaginária paralela à frente das plataformas também é a linha suja que você não pode pisar ao jogar as sacolas.
Os sacos podem ser atirados de qualquer lado da plataforma em um retângulo de 1 metro x 1,21 metro (3 x 4 pés).

Jogo individual X Jogo Duplo

O jogo de cornhole pode ser jogado com uma ou duas pranchas, dependendo das regras e configuração do evento ou competição.

Quando jogado com uma prancha, geralmente é chamado de "jogo individual" ou "jogo solo" e o objetivo é marcar o maior número de pontos possíveis em um determinado período de tempo, geralmente 21 pontos.

Já quando jogado com duas pranchas, geralmente é chamado de "jogo duplo" e o objetivo é marcar o maior número de pontos possíveis em equipe, geralmente 21 pontos, enquanto competem contra outra equipe.

Este tipo de jogo é mais comum em competições e eventos.

Pontuação

A pontuação no jogo de cornhole é estabelecida pelo American Cornhole League (ACL) e é baseada na quantidade de sacos (bags) que caem na prancha de cornhole ou na área designada como "valendo pontos".

 Os sacos que caem na prancha de cornhole valem 3 pontos, enquanto os sacos que caem na área designada como "valendo pontos"  valem 1 ponto.

 O jogo geralmente é jogado até alcançar 21 pontos, e o jogador ou equipe que alcança essa pontuação primeiro é declarado vencedor.

Se ambos os jogadores ou equipes alcançarem 21 pontos no mesmo round, o jogo é considerado um empate. É importante mencionar que essas são as regras oficiais estabelecidas pelo American Cornhole League (ACL), em outros países ou organizações podem existir variações na pontuação do jogo.

Pontuação de cancelamento

Normalmente, os jogadores cornhole usam um método de contagem de pontuações por entrada, denominado pontuação de cancelamento. Vamos examinar algumas versões diferentes.

Versões de pontuação de cancelamento


Na primeira versão da pontuação de cancelamento, os sacos que são lançados através do buraco ou pousam na plataforma são cancelados ou adicionados, dependendo do que o lado oposto joga.

* Por exemplo, se o primeiro jogador ou equipe jogar 1 bolsa pelo buraco e 2 na plataforma totalizando 5 pontos, e o segundo jogador ou equipe apenas jogar 2 bolsas na plataforma por dois pontos, as 2 bolsas na plataforma são canceladas para ambas as equipes e a primeira equipe consegue ficar com 3 pontos para a bolsa no buraco.

* Outro exemplo seria se o primeiro jogador ou equipe jogasse apenas 1 saco pelo buraco e o segundo jogador ou equipe jogasse 2 sacos na plataforma, nenhum ponto seria cancelado e o primeiro lado receberia 3 pontos pelo saco no buraco e o segundo lado receberia 2 pontos pelos sacos na plataforma.

A outra versão de pontuação de cancelamento funciona somando as pontuações de ambos os lados e atribuindo a diferença de pontos ao lado com o total de pontos mais alto.

* Um exemplo dessa versão de pontuação por cancelamento seria o primeiro lado marcando 7 pontos no total e o segundo lado marcando 5 pontos no total.
O lado vencedor receberia 2 pontos de diferença.

regras

* Você não precisa ganhar por 2 pontos ou mais como em alguns outros jogos.

* Todos os jogadores ou equipes devem ter permissão para terminar de lançar seus 4 sacos por jogada. Por exemplo, se o jogador ou equipe que arremessar primeiro atinge 21 pontos, a outra equipe deve ter permissão para terminar a jogada também.

* Em caso de empate, os jogadores continuam arremessando 4 sacos por jogada até que alguém termine com uma pontuação mais alta.

* O jogador ganha pontos jogando o saco cheio de milho na plataforma. Lançar um saco através do buraco circular na plataforma é chamado de “Cornhole” ou “Corn Bag In The Hole” e vale 3 pontos.

* Os sacos que vem para descansar na plataforma e é derrubado por outro lance vale 3 pontos.

* Um saco que não passa pelo buraco, mas cai na plataforma e permanece no lugar durante todo o turno é chamado de “Ás” ou “Saco de milho na contagem” e vale 1 ponto.

O saco não deve tocar o solo antes de pousar na plataforma é uma falta e será retirada do jogo. Se um saco for jogado para fora é determinado como falta, se essa jogada derrubar um saco que está na plataforma, esse saco deve ser devolvido à sua posição original.

* Se o saco cair em qualquer outro lugar que não toque na plataforma, é chamado de falta ou “Saco de Milho Fora da Contagem” e não vale nenhum ponto.

* Outra forma de falta é pular a linha ou sair da caixa dos arremessadores. Isso também é chamado de “Saco de milho fora da contagem” e vale zero pontos.

* Os saco que não pousarem na plataforma ou passarem pelo buraco devem ser retirados do campo de jogo e contar para zero pontos.

Todos os saco, exceto as faltas, devem ser deixados onde foram lançados até que o turno termine.

Outras versões das regras permitem que uma rodada seja ganha quando uma equipe marca de 7 a 11 pontos e a outra marca zero. Isso é conhecido como “Skunk” ou “Shutout”.


Mais fundo ainda nas regras: ganhando e perdendo

Como mencionado antes, a rodada é ganha quando um lado marca 21 pontos ou mais.

* Você tem 20 segundos a partir do momento em que entra na área para jogar o saco.

* É considerado falta se o lançamento não for realizado dentro de 20 segundos após você entrar na caixa e você perder a vez.

* Se você pular a linha de falta ou sair da área do arremessador, também é uma falta que vale zero pontos e conta como uma jogada.

* Se a saco acidentalmente deixar a mão dos jogador durante um lançamento, isso conta como uma vez.

* O jogador com a pontuação mais alta no rodada anterior joga primeiro no rodada seguinte.


* Se ninguém marcou no rodada anterior, o time que arremessou por último lançará primeiro na próximo rodada.

* Cada jogador ou equipe também tem direito a dois tempos limite por partida. Eles podem usar esse tempo para caminhar até a plataforma e examinar a posição do bolsas na plataforma.


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Veja o que dizem os especialistas:

O gesto esportivo do CORNHOLE possibilita que sejam trabalhados movimentos de grande amplitude de membros superiores. Na repetição dos lançamentos das bolsas a articulação do ombro realiza o movimento de flexão que é essencial para atividades básicas de vida diária. O peso das bolsas possibilita que o indivíduo também trabalhe ganho de força. Para arremessar as bolsas dentro do orifício o indivíduo precisa ter coordenação e direcionamento do movimento com objetivo de inserir as bolsas no alvo. Movimentos de preensão da mão são trabalhados no momento em que as bolsas são carregadas e arremessadas.

Por fim a prática do Cornhole enquanto modalidade de reabilitação de membros superiores também possibilita o trabalho de concentração na medida que o indivíduo precisa gerenciar a quantidade de força para cada arremesso de acordo com a disposição das bolsas sobre a caixa.

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Flávia Ladeira Ventura Caixeta
Graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica de Brasília - UCB
Especialização em Ortopedia, reumatologia e traumatologia pela Universidade de Brasília - UnB
Mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP

1. Trabalha a concentração corporal, influenciando o sistema parassimpático que controla a FC (Frequência Cardiaca) e PA (Pressão Arterial), tentando estabilizar para execução do movimento.

2. Tendo a ativação da coordenação motora fina e grossa para execução do movimento.

3. Realizando movimentos de impulsão de braço segurando objeto, para que ocorra uma deslocamento em parábola até o ponto de sua finalidade.

4. Executando movimento de força explosiva no braço, como fim de impulsionar objeto até o local desejado.

5. Uma atividade física competitiva, trazendo estratégia de jogo (Tática e Técnica) que promove um desenho físico e mental para conquistar uma meta ou campeonato.

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Rafael Mariano Ribeiro
Profissional de Educação Física - CREF 6944-DF

Através dos jogos desportivos, o indivíduo (em especial, a criança) pode elaborar e trabalhar diversas habilidades que certamente proporcionarão um desenvolvimento mais saudável. Nos atentamos para o cuidado com o nosso corpo e com o corpo do outro, a conscientização dos nossos limites, a regulação do tônus, a aceitação da derrota como algo que faz parte da existência humana e somos, ainda, estimulados no desenvolvimento de habilidades sociais.

É correto afirmar que a atividade motora é essencial para o aprendizado. O Cornhole, estando entre atividades que envolvem movimento e socialização, oferece um espaço positivo para a expressão corporal e estímulo de nossa pulsão de vida.

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Márcio Bastos
Psicomotricista Relacional